Quem sou
Eu ?

Apaixonada por Inspirar Outros

Sou a Alexandra Figueiredo.

Nasci a 6 de agosto de 1975 e estou casada

com o meu companheiro de alma, que me completa e apoia a minha jornada.

Decido ser Coach transformacional e apoiar outras mulheres no processo de transformação rumo à felicidade, ao sentido de vida e à conquista da sua melhor versão, cuidando de si mesma e do seu familiar ao seu cuidado. 

Acredito que a ajuda é algo que deve ser contínua em nós.

Como seres em relação uns com os outros, ao cooperamos nesta jornada aqui na Terra damos um sentido mais profundo à nossa vida. Aliás, uma das minhas convicções profundas é que o mundo existe  numa lógica interajuda contínua, onde "hoje eu ajudo alguém e amanhã alguém irá ajudar-me".

Reconheço o significado do meu nome próprio, que é definido como a “protetora do homem ou a defensora da humanidade", na medida que reflete a capacidade de proteger e apoiar os outros. E, curiosamente, desde pequena sempre me empenhei em proteger os mais vulneráveis e apoiar todos aqueles que estavam à minha volta, sobretudo os mais idosos. Atualmente, sou também Cuidadora Informal, apoiando e protegendo os meus familiares e amigos séniores.

Alexandra Figueiredo Coach transformacional e Formadora

Cresço, de acordo com a sabedoria ancestral do eneagrama, dentro de um perfil de personalidade 2, trazendo a “bagagem” correspondente aos seus talentos e vícios. O perfil 2 é geralmente designado pela prestativa, ajudante, ou ainda pela protetora.

É representada pela motivação profunda de conexão, colocada ao “serviço do outro com amorosidade e empatia”. Aliás, só faria sentido ser desse perfil, até porque tenho o número 9 traçado em meu caminho de vida, que segundo a numerologia quântica dita que “o (…) verdadeiro caminho para encontrar a felicidade é o de servir, mostrando o caminho aos outros”.

Alexandra Figueiredo licenciada em Antropologia e com especialização avançada em Coaching

Por isso, hoje percebo porque …

Obtive oficialmente, em 1999, a licenciatura em Antropologia, pois o estudo sobre a formação da Humanidade e sobre o Ser humano em si (como ser biológico, histórico, social e cultural) sempre me fascinou e despertou o meu interesse desde tenra idade.

Trabalhei ao longo destes últimos 20 anos na área de Ação Social, tendo permanecido mais de uma década nas demandas do “Saber Cuidar”, no âmbito da coordenação de respostas sociais em geriatria, lidando diariamente com seniores e cuidadores informais. Também estive ligada à coordenação e formação de Voluntariado e de promoção de boas práticas nas Instituições e nas Relações Interpessoais, em prol do cuidado e proteção a crianças, a idosos e a pessoas com deficiência.

Sinto que meu percurso profissional foi uma viagem incrivelmente enriquecedora de conhecimentos profissionais, técnicos e de desenvolvimento de competências e de aprimoramento das minhas relações interpessoais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Alexandra Figueiredo e seu propósito de vida nas demandas do saber bem cuidar de quem cuida também

Cheguei à meia-idade com uma inquietação interior; aquela que em algum momento da nossa jornada de vida invade inevitavelmente todo    e qualquer coração que bate! Aquela que nos move para a ação, a fazer algo mais, fazendo jus à oportunidade de estarmos neste mundo e  deixar algum contributo nosso, para que este seja mais humano e equitativo. E foi assim que percebi que a minha missão não estava nem por sombras completa. Muito havia ainda a fazer…

 

Aprofundei os meus estudos, com uma pós-graduação em Coaching, concluindo-a com nota máxima, como consequência do meu empenho e gosto pela descoberta deste “néctar de sapiência aplicada” em prol do desenvolvimento do Ser humano. Encontrei, pois, uma “roda do leme” extraordinária, que aplicava “remos” na vida, ancorada a resultados positivos de transformação para todos aqueles que queiram embarcar nesta viagem pelos processos de Coaching, com chegada garantida a bom porto.

Certifiquei-me pelo IEFP como formadora e e-formadora, obtive também a certificação de competências pedagógicas de especialização (como "Gestora e Coordenadora de Formação") e tenho efetuado formação pedagógica contínua de formadores (entre estas: "Para uma cidadania ativa: aprendizagem intercultural" e "O/A Formador/a face às pessoas com deficiência e incapacidades - Gerir a Diversidade); para assim ministrar formação certificada nas áreas que mais amo, como a do Coaching, a de desenvolvimento pessoal, e a de trabalho social/orientação. Além de muitas outras certificações conquistadas, para maior know-how profissional e pessoal, “já que o saber não ocupa lugar!”

Tornei-me mentora e especialista profissional de Coaching Transformacional, de Eneacoaching 2.0 ® e da sua eficaz Metodologia dos 9 passos ®, como também de Eneagrama em contexto individual aplicado ao sistema de entrevista 9minds®, pelo Instituto de Eneacoaching de Eduardo Torgal.

E encontrei um propósito de vida:

ajudar a capacitar outras mulheres na mais nobre demanda - a do “Saber bem cuidar”,

com qualidade e plenitude, do tesouro mais precioso - a VIDA  

(a sua e a de quem está fragilizado pela idade maior e/ou pela doença).

                                                     
                                                        
 




" Não somos seres humanos
vivendo uma experiência espiritual,
somos seres espirituais vivendo
uma experiência humana."

Teilhard de Chardin

                                                     
                                                        
 
"Somente quando nos cuidamos
é que podemos
oferecer algo de bom
ao outro."

Alexandra Figueiredo